O Cortiço: um retrato naturalista da sociedade brasileira

Por Myrlla Bezerra

O Cortiço é uma obra literária que se encaixa no movimento do Naturalismo e que fará você se envolver na leitura, analisando os acontecimentos retratados na história. Escrita por Aluísio Azevedo, retrata a vida em uma habitação coletiva no Rio de Janeiro, com foco na exploração e nas condições de vida precárias. A obra critica a exploração, o racismo e as condições subumanas de vida dos trabalhadores daquela época. Analisa, também, a influência do contexto histórico no comportamento dos personagens.

A história acompanha a jornada de João Romão, um português ambicioso que explora sua amante para construir um império econômico que inclui o próprio cortiço. O autor evidencia como ele determinava a vida e a moral dos personagens, mostrando as mazelas da urbanização e do capitalismo desenfreado.

Esta obra apresenta uma narrativa repleta de informações e aprendizados, revelando a ganância e a exploração capitalista que moldam a sociedade. É uma leitura que nos faz refletir e compreender como o livro retrata, de forma tão eficaz, uma análise científica do comportamento humano. Trata-se de uma excelente leitura para quem tem interesse em entender toda a crítica social nela inserida. Prepare o coração para acompanhar essa jornada tão significativa, pois é uma obra muito interessante para os amantes de História e para quem deseja saber um pouco mais sobre como as coisas funcionavam naquela época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *