A falta de originalidade em Amor de Perdição

Amor de Perdição ou Romeu e Julieta português? Nesse artigo vamos explorar as similaridades e diferenças entre as duas obras.

Por Matheus Rocha Pereira

Amor de Perdição é um dos clássicos portugueses do século XIX. Por outro lado, a obra pode ser considerada como um produto de seu tempo, um romance trágico não distante de Romeu e Julieta, escrito cerca de 300 anos antes.

Em Romeu e Julieta, temos as famílias Montague e Capuleto, que não se aguentam por motivos não explicados. Romeu, jovem e inteligente, pouco se interessa por violência e que se apaixona perdidamente por Julieta, que se apaixona por Romeu e confia cegamente (termo capacitista) nele. No decorrer da história, Julieta falsifica sua morte e manda mensagem a Romeu, que não a recebe a tempo e acaba se suicidando, o que faz com que Julieta cometa a mesma ação.

Em Amor de Perdição, temos as famílias Botelho e Albuquerque, que também se odeiam, mas por motivos explicados no livro. Simão começa o livro como uma pessoa violenta, mas que muda completamente quando conhece e se apaixona por Teresa. Ele decide focar em seu futuro acadêmico, planejando em como prover uma vida decente à Teresa. Ela acaba sendo mandada para morar em um convento, mas não aguenta ver seu amor sendo exilado após um duelo e acaba morrendo. Simão presencia essa cena e morre logo em seguida.Com esses breves resumos, é possível notar que as duas obras têm enredos similares, mesmo que os pormenores sejam distintos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *