Universitários se preparam para o ENADE 2025: mais que uma prova, um retrato da formação

Avaliação do MEC mobiliza estudantes e instituições em busca de qualidade no ensino superior

Por Bianca dos Santos Torres e Maria Eduarda de Souza

Com a aproximação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), universidades de todo o país intensificam ações de preparação e conscientização entre os concluintes do ensino superior. A prova, aplicada pelo

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), tem como objetivo avaliar o rendimento dos estudantes em relação aos conteúdos previstos ao longo da graduação.

Mais do que um exame, o ENADE é visto como um importante diagnóstico da qualidade do ensino superior brasileiro. Os resultados obtidos pelos alunos influenciam diretamente os indicadores das instituições, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Em razão disso, a UDF tem investido em revisões de conteúdo e palestras para sensibilizar os alunos sobre a importância da participação.

Com isso, os professores das licenciaturas nas áreas de história, pedagogia e letras organizaram uma oficina com o objetivo de preparar os alunos para a prova teórica e as peculiaridades do ENADE. O encontro contou também com a participação da parte do curso de Letras, a ilustre professora Ma. Tatianne Gomes, coordenadora do curso de Letras Português-Inglês, e a professora Ma. Anna Maduro que mediou a oficina de maneira excepcional, apresentando dicas, sanando dúvidas e resolvendo questões. Em geral, o espaço dedicado a esse momento foi notável, provocando um olhar particular para os discentes que realizaram o exame no dia 26 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *